Copyright © 2015. Foccus Import. Todos os direitos reservados.                                   Produzido por Ophicina de Comunicação
O PAPEL DO PROFESSOR NA CULTURA DA INCLUSÃO
A elaboração e a execução do plano de Atendimento Educacional Especializado são de competência dos professores que atuam na sala de recursos multifuncionais ou centros de AEE, em articulação com os demais professores do ensino regular, com a participação das famílias. O projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE.

Porque contratar a formação para todos os professores da rede?
O curso proverá aos professores da rede conhecimentos e ferramentas para atuarem no dia a dia na sala de aula e na integração dos alunos na convivência escolar.

O Plano Nacional de Educação contempla a formação continuada de professores para oferecer AEE.

Como o curso pode ajudar o professor?
Composto por aulas teóricas e práticas, o curso possibilitará aos professores conhecer e identificar as potencialidades e necessidades do aluno. Podendo assim, juntamente com os professores do AEE e especialistas educacionais, elaborar uma proposta pedagógica que organize as estratégias e recursos didáticos que contemplem o aprendizado do aluno com deficiência, transtorno ou alta habilidades.
FORMATO
Presencial e EAD: as formações presenciais acontecem no local definido pelo contratante, por um período de quatro horas cada módulo com conteúdos teóricos, dicas, orientações e oficinas práticas.

A continuidade da formação é realizada através do Portal Foccus, com atividades semanais com carga horária de seis horas, onde cada atividade fica disponível para realização e revisão por um período de sete dias.

O portal conta com Fórum de dúvidas e canal para troca de informações diretas entre cursistas e tutor virtual, bem como, entre cursistas.

COMO CONTRATAR
Cada módulo trata de um tema específico. Podem ser contratados a partir de 5 módulos e o mínimo de 2 turmas com, no máximo, 50 cursistas.

DOS FORMADORES
Profissionais especializados, com práxis na área educacional da inclusão de deficientes e no atendimento de pessoas com deficiência.
MÓDULOS DO CURSO
9 módulos com 10 horas cada, sendo 4 horas de formação presencial e 6 horas de formação EAD por módulo, totalizando 90 horas de formação. Serão abordados os seguintes conteúdos, entre outros:

1 – PSICOLOGIA INCLUSIVA E NEUROPSICOPEDAGOGIA
Entender como os conteúdos da Neuropsicopedagogia auxiliam o professor na compreensão, na reciclagem de conteúdos e nas adaptações necessárias aos alunos da educação inclusiva, por meio de vivência em consonância com a reflexão teórica.

2 – POLÍTICAS PÚBLICAS
Direitos e deveres do aluno, família e escola;
Relações existentes entre escola, sistemas de ensino e políticas públicas.

3 – DEFICIÊNCIA VISUAL
Características do aluno com cegueira;
Exercícios práticos para atendimento de alunos com baixa visão.

4 – DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Sugestões de adaptações dos conteúdos escolares;
Reflexões que auxiliem o professor em sala de aula.

5 – DEFICIÊNCIA FÍSICA
Compreender a deficiência física: Tipos, causas e identificação precoce;
Adaptações de objetos e materiais pedagógicos.

6 – DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Oficina para elaboração de atividades/jogos/materiais adaptados;
Gestão da aprendizagem e seus processos na deficiência intelectual.

7 – INTEGRAÇÃO SENSORIAL
Sugestões de recursos para regulação do comportamento;
Compreender o funcionamento dos sistemas sensoriais.

8 – TDAH (TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE)
Estratégias de manejo do aluno com TDAH em sala de aula;
Principais características.

9 – TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA)
Estratégias para regulação do comportamento em sala de aula;
Lei 12.764/12, conhecida como Lei Berenice Piana.
RESULTADOS


RELATÓRIO: com base no acompanhamento das atividades presenciais e EAD, ao final do curso será elaborado um relatório de aproveitamento

CERTIFICADO: serão emitidos aos cursistas que atingirem a carga horária total.
Entre em contato e solicite uma visita: e-mail: Inclusao@foccusimport.com.br
Apresentaremos uma proposta de curso dentro da realidade da Rede: 11 2449 - 1962