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De acordo com levantamento divulgado pelo Banco Mundial, os estudantes brasileiros devem demorar mais de 260 anos para atingir a qualidade de leitura dos alunos de países desenvolvidos.

Segundo o Inaf, pesquisa idealizada em parceria entre o Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa e aplicada pelo IBOPE Inteligência, os dados sobre a Educação no Brasil são alarmantes:

- 42% da população no ENSINO FUNDAMENTAL possui um nível de alfabetismo rudimentar;
- 32% da população no ENSINO MÉDIO está na mesma situação;
- 25% de alfabetismo elementar no ENSINO SUPERIOR;
- brasileiros leem em média 2,9 livros/ano (a média é de 7 livros/ano na França, 5,1 nos Estados Unidos e 4,9 na
              Inglaterra);
- 7 de cada 10 alunos do Ensino Médio têm nível insuficiente em Português e Matemática (SAEB);
- mais de 50%  dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental têm nível insuficiente em provas de leitura e matemática

Com o objetivo de elevar os níveis de aprendizagem, mediante ações de incentivo à leitura  e escrita para alunos da última etapa da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a Foccus Educação e Tecnologia criou o Projeto CONECTANDO SABERES .

Nossa solução baseia-se no investimento na formação do corpo docente, ancorada nos conteúdos que os professores precisam dominar para seu próprio desenvolvimento e também ao fazer pedagógico, integrando teoria e prática.
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A multi-ethnic grouf of elementary age students are sitting at their desks working on an assignment. Their teacher is sitting with them and is answering any questions they have.
O PROJETO CONECTANDO SABERES prevê diversas ações, entre elas:


-
Diagnóstico das potencialidades do Município, traçando o perfil da Rede de Ensino,
através do levantamento do desempenho dos alunos;

-
Análise e indicação literária do acervo da Rede de Ensino;

-
Formação para Equipe Gestora e Corpo Docente, contribuindo para uma prática pedagógica reflexiva,
conforme normatiza a BNCC;

-
Plataforma de Gestão de Dados, gerando relatórios a cada avaliação, com os índices obtidos antes e
durante o desenvolvimento do projeto, mediante avaliação da evolução da escrita para correção de rota
e  atuação frente às fragilidades detectadas

-
Relatório Final, abordando o desempenho dos alunos e considerações dos educadores envolvidos, gerado pela
Plataforma de Gestão de Dados.
Em relação ao CORPO DOCENTE envolvido, o Projeto Conectando Saberes tem como objetivos formar o professor para:

1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem;
2. Administrar a progressão das aprendizagens;
3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação;
4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;
5. Trabalhar em equipe;
6. Participar da administração escolar;
7. Informar e envolver os pais;
8. Utilizar novas tecnologias;
9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão;
10. Administrar sua própria formação continuada.